Simpósio sobre neurociência movimenta Búzios

Aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro, na cidade de Búzios (RJ), a quarta edição do Simpósio Internacional Fronteiras da Neurociência, evento que tradicionalmente agrega grandes nomes da neurociência nacional e internacional. 

Reunidos no Centro de Convenções do Hotel Atlântico Búzios, cerca de 200 neurocientistas, entre eles alunos de graduação, pós-graduação e jovens pesquisadores, debateram por 4 dias os principais avanços da neurociência mundial. Desenvolvimento Cerebral, Neurociência Cognitiva, Neurociência Celular, Neurobiologia da Doença, e Aprendizado e Memória foram alguns dos temas na pauta do Simpósio. 

Pela primeira vez, o Simpósio contou com uma sessão denominada Meet the Institutes, na qual jovens pesquisadores puderam conhecer mais sobre importantes instituições de pesquisa, como Max Plank Institute e Universidade de Oxford, por exemplo, e suas oportunidades para qualificação e colaborações internacionais. Ainda, também puderam conversar com os especialistas sobre seus projetos, opiniões e ideias, na sessão Meet the Scientists

Além disso, o Simpósio contou com dois eventos sociais, que fomentaram a colaboração e debate entre os neurocientistas, criando possibilidades e fazendo crescer parcerias internacionais. 

O IV International Symposiuim Frontiers in Neuroscience foi uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de Ciências Biomédicas a UFRJ, Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas da UFRJ, Programa de Neurociência Basico e Clínica (PNBC), Instituto D'OR de Pesquisa e Ensino e Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, e recebe apoio da International Society for Neurochemistry, CNPq, The Company of Biologists, CAPES, Rede Nacional de Ciência para Educação, Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT) e Instituto D'OR de Pesquisa e Ensino.

Veja algumas fotos do Simpósio!

‍ Prof. Roberto Lent (ICB-UFRJ) faz a abertura do IV International Symposium Frontiers in Neuroscience 

‍Prof. Roberto Lent ao lado de alunos durante o coquetel de boas-vindas do Simpósio. 

 Os neurocientistas Dr. Jorge Moll Neto (Instituto D'OR) e Dra. Fernanda Tovar-Moll (Instituto D'OR e UFRJ) dão as boas-vindas aos participantes para a sessão de Neurociência Cognitiva.

Cerca de 200 neurocientistas compareceram à quarta edição do Simpósio para discutir os principais avanços da área..