Oportunidade para estudantes de medicina

IDOR e Rede D’Or oferecem 100 vagas de estágio acadêmico em medicina intensiva. O estágio pode ser realizado em nove diferentes hospitais do Rio de Janeiro.

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o processo seletivo do programa de estágio acadêmico em medicina intensiva do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Rede D’Or São Luiz (RDSL). Em 2019, o programa oferece 100 vagas em nove hospitais do Rio de Janeiro – é o maior programa de estágio em medicina intensiva do estado. Para participar do processo seletivo, composto de prova objetiva, os candidatos devem estar matriculados em curso universitário de medicina, cursando 9º, 10º ou 11º períodos no primeiro semestre do ano, quando o estágio começa.

“A exposição precoce e sob supervisão aos cenários de tratamento intensivo de pacientes críticos contribui para a formação e para o amadurecimento do futuro médico, que tem a oportunidade de se familiarizar com o uso de equipamentos de última geração e tratamentos modernos”, aposta a coordenadora do programa, Rosa Vianna.

O estágio tem caráter teórico e prático: por um lado, os alunos participam de seminários, discussões em grupo e outras atividades teóricas; por outro, acompanham o dia a dia das equipes médicas dos hospitais em que estão alocados. “Todos os preceptores do programa de estágio acadêmico são médicos atuantes nos hospitais da RDSL. Eles são os responsáveis pela supervisão prática, pelas atividades teóricas realizadas nos hospitais e pela avaliação formativa dos alunos”, destaca Vianna, enfatizando que todos os preceptores possuem título de especialista concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

O estágio tem duração de 12 meses, renováveis por igual período. A carga horária semanal é de 18 horas, que incluem um plantão diurno e seis horas de atividades teóricas. Seguindo a Lei de Estágio nº 11788 de 2008, o programa oferece aos alunos bolsa-auxílio no valor de R$ 550, auxílio-transporte, auxílio-alimentação e seguro para acidentes pessoais. Os contratos entre os hospitais e as instituições de ensino superior são administrados pelo Centros de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Além do estágio em medicina intensiva, o IDOR oferece, em parceria com o Hospital Copa D’Or, estágio acadêmico em emergência médica. Desde 2012, quase 700 alunos

já passaram pelos dois programas, e cerca de 70% dos egressos se tornaram colaboradores da RDSL.

ESTÁGIO ACADÊMICO EM MEDICINA INTENSIVA

Disponível nos hospitais Barra D’Or, Copa D’Or, Quinta D’Or, Rios D’Or, Norte D’Or, Niterói D’Or, Caxias D’Or, Oeste D’Or e Clínica São Vicente

Processo seletivo

Inscrições: Até 31 de outubro de 2018 pelo site www.idor.org

Valor da inscrição: R$ 180 (pagamento via boleto bancário)

(Inscrições sujeitas ao limite de 1.000 vagas para realização da prova objetiva)

Prova objetiva: 4 de novembro de 2018, às 9h

Local: Centro de Convenções Sul América (Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ).

Divulgação dos classificados: 8 de novembro de 2018.

Informações: (21) 3883-6000, ramal 2305 | concursos@idor.org

Consulte o edital completo.