Medicina Intensiva Pediátrica

Curso oferecido pelo IDOR no Hospital Estadual da Criança, no Rio de Janeiro, tem inscrições abertas até 6 de fevereiro.

Pediatras interessados em se aproximar da atuação na medicina intensiva já podem se inscrever para o curso de pós-graduação oferecido pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) no Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro. A formação, que tem duração de dois anos e carga horária de 44 horas semanais, é credenciada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). As inscrições para o processo seletivo, gratuitas, podem ser feitas até 6 de fevereiro pela internet.

Criado em 2013, o Hospital Estadual da Criança é uma organização social de saúde (OSS) gerida pelo Instituto D'Or Gestão de Saúde Pública, numa parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. A unidade conta com unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica, além de salas de cirurgia e instalações para quimioterapia e exames de imagem, e já realizou mais de 140 transplantes hepáticos e renais.

“O perfil de pacientes do hospital permite uma formação ampla dentro da terapia intensiva pediátrica”, destaca a coordenadora da pós-graduação, Rosa Novelli. “Ao final dos dois anos de formação, o médico estará apto a atuar na área, com habilidade na condução de pacientes graves, inclusive em pós-operatório de cirurgias de grande porte, com destaque para transplantes”. Os concluintes do curso podem realizar prova para obtenção de título de especialista oferecido pela Amib.

Em 2019, o curso oferecerá apenas uma vaga, preenchida após processo seletivo composto de prova. Não há custo para realização da pós-graduação e, durante o curso – que se iniciará em março –, o aluno recebe uma bolsa no valor equivalente ao da residência médica.

Informações: (21) 2323-7636 | secretaria.ensino@idor.org