Imprescindível e Multidisciplinar

Pós-Graduação em Terapia Nutricional do IDOR visa especializar profissionais da saúde no atendimento nutricional em hospitais e domicílios

A nutrição clínica e hospitalar é dedicada à promoção, recuperação e manutenção da saúde dos pacientes por meio da alimentação. Segundo pesquisas, a má alimentação é responsável anualmente por 11 milhões de mortes no mundo, matando mais do que o tabaco e facilitando mortes de causa cardiovascular. Tendo isto em perspectiva, o ambiente de atuação de profissionais especializados em saúde nutricional está cada vez mais expansivo, permitindo o trabalho em empresas, escolas, academias e principalmente em consultórios e hospitais.

Quando consideramos a área hospitalar, esses profissionais precisam estar ainda mais integrados à equipe médica, contribuindo para um atendimento multidisciplinar que reconheça o quadro clínico de cada paciente, oferecendo uma nutrição personalizada e adequada. Em alguns casos, a alimentação oral está muito dificultada e é preciso recorrer a dietas enterais, realizada com o auxílio de sondas, ou parenterais, administradas por via intravenosa. Possuir o conhecimento qualificado das necessidades nutricionais dos pacientes é um diferencial não apenas para nutricionistas, como para muitos profissionais da saúde, dentre eles médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

Na intenção de qualificar ainda mais a atuação desses profissionais da saúde, seja em casa, no hospital ou em ambulatórios, o IDOR está com inscrições abertas para a Pós-graduação em Terapia Nutricional. O curso é o único no Rio de Janeiro a contar com uma equipe docente multidisciplinar, composta por nutricionistas, médicos, farmacêuticos, enfermeiros e também fonoaudiólogos, todos com reconhecida experiência profissional na área. O programa também possui um módulo prático, com um workshop e 60 horas de treinamento no Hospital Copa D’Or. Ao fim do curso, o aluno estará apto a trabalhar individualmente ou em equipe, sendo capaz de tomar a melhor decisão em qualquer situação clínica, desde pacientes idosos até crianças.

Para se inscrever no curso é necessário ter graduação em medicina, nutrição, enfermagem ou farmácia e o processo seletivo consistirá em análise curricular e entrevista. Você pode acessar todas as informações do curso e realizar sua inscrição clicando aqui.