Estão abertas as inscrições para residência médica na Rede D’Or São Luiz

Ao todo, são oferecidas 35 vagas distribuídas em 11 especialidades

As inscrições para os programas de residência médica dos hospitais da Rede D’Or São Luiz foram abertas nesta terça-feira (13) e vão até o dia 8 de janeiro de 2019, pelo site do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). A taxa de inscrição é de R$ 370. Ao todo, serão oferecidas 35 vagas nos hospitais Barra D’Or, Caxias D’Or, Copa D’Or, Norte D’Or, Quinta D’Or e Rios D’Or. As vagas são divididas em programas de acesso direto e(ou) com pré-requisito de residência médica anterior (reconhecidas pelo MEC) em outras especialidades. Serão selecionados candidatos em Cardiologia, Cirurgia Básica, Cirurgia Torácica, Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Pediatria e Radiologia e Urologia.

O início dos programas de residência será em 1° de março de 2019, podendo ter duração de até três anos dependendo da especialidade escolhida, em regime de treinamento em serviço com 60 horas semanais e 2.880 horas anuais. O médico residente selecionado e matriculado no programa receberá uma bolsa auxílio no valor de R$4.000,00. A coordenação acadêmica e técnico-pedagógica será responsabilidade do IDOR.

Provas e datas

O concurso compreenderá três fases: Prova Objetiva, que vale 50 pontos; Prova Multimídia, 40 pontos; e Entrevista, Análise e Arguição do Currículo com 10 pontos. O resultado final do candidato corresponderá ao somatório dos pontos obtidos nas três fases do concurso. Será considerado selecionado o candidato que tiver sua classificação dentro do número de vagas previstas.

As provas objetivas serão realizadas no dia 11 de janeiro, das 9h às 13h, no Prodigy Hotel Santos Dumont Airport. O resultado será divulgado em 15 de janeiro, a partir das 18h, no site do IDOR. Quem obtiver 25 pontos ou mais nesta primeira fase estará apto para a segunda fase do concurso. As provas multimídia serão no dia 17 de janeiro, das 14h às 15h, no Centro de Ensino e Treinamento, no IDOR ou nos hospitais da rede. A nota obtida nesta segunda fase será divulgada no dia 18 de janeiro no site do IDOR. A terceira fase consistirá de entrevista, análise e arguição de currículo e está marcada para os dias 21 e/ou 23 de janeiro, das 09h às 17h, em locais que ainda serão confirmados.

Resultado e matrícula

O resultado final do concurso será divulgado no dia 25 de janeiro no site do IDOR. Os candidatos selecionados deverão se apresentar na secretaria do IDOR nos dias 28, 29 ou 30 de janeiro para efetivação da matrícula e assinatura do Termo de Compromisso para Concessão de Bolsa de Estudos, levando todos os documentos previstos no edital. Para ingressar no programa, é necessário cumprir todos os requisitos exigidos no edital, assim como estar em dia com a justiça eleitoral e serviço militar obrigatório. Os candidatos brasileiros graduados em Medicina no exterior deverão apresentar diploma revalidado por universidade pública brasileira credenciada pelo MEC, registro no CREMERJ e visto permanente de residência no Brasil.