Curso de Anatomia aplicada à Cirurgia do Aparelho Digestivo

Entenda os diferenciais dos estudos em Anatomia Aplicada

O estudo da anatomia é base de aprendizagem em vários cursos da área de saúde. Embora seja comum associarmos diretamente ao campo da medicina, outras áreas também exigem aprofundamento no conhecimento do corpo humano, como é o caso da Fisioterapia, Biomedicina,Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Odontologia, Farmácia,Psicologia, entre outras.

Na área médica, porém, o estudo da anatomia vem assumindo um papel diferenciado no contexto curricular. Na anatomia aplicada, o conhecimento anatômico é integrado aos diversos procedimentos técnicos e às práticas médicas, tanto na avaliação de exames físicos, quanto nos estudos de radiografias, tomografias e ressonâncias.O conhecimento prático da anatomia permite o desenvolvimento de competências acadêmicas,isto é, melhor entendimento teórico, mas também otimiza esse aprendizado nas aplicações práticas em clínicas, terapias e inclusive na medicina do esporte.

Como o corpo humano possui vários sistemas e um alto nível de complexidade, o estudo da anatomia aplicada é muitas vezes segmentado de acordo com o enfoque profissional de cada médico ou estudante de medicina. No IDOR, o curso de Anatomia aplicada à Cirurgia do Aparelho Digestivo visa um estudo focado na anatomia topográfica dos órgãos que compõe o sistema digestório, permitindo não apenas a elaboração de trabalhos científicos, como também o entendimento de suas aplicações na prática cirúrgica do Aparelho Digestivo.

Dr. Ricardo Cotta, cirurgião geral e do aparelho digestivo, é responsável pela coordenação do curso. Ele argumenta a importância dos alunos desenvolverem uma visão diferenciada e mais próxima do real no estudo da anatomia da cavidade abdominal e dos órgãos do aparelho digestivo, porque isso permite que de fato possam ver a aplicabilidade de seus conhecimentos. “Não há um curso semelhante no Rio de Janeiro, e talvez restante do Brasil. Após conclusão do curso, haverá um processo seletivo que habilitará o aluno a cursar um módulo prático,o curso de Anatomia Cirúrgica do Aparelho Digestivo, que permitirá sua participação em cirurgias junto às equipes dos professores do curso”, ressalta.

O curso está com as inscrições abertas até o dia 30 de maio, e possui carga horária de 48 horas. Com indicação para alunos cursando o internato (5º e 6º ano da faculdade de medicina) e Residentes de cirurgia geral e de aparelho digestivo, as aulas serão ministradas por especialistas na área, que compartilharão fotos e vídeos de cirurgias da Anatomia com alta resolução.