Capacitação contra a obesidade

Médicos e nutricionistas encontram no Instituto D’Or oportunidade de capacitação profissional de excelência para aprender a lidar com a obesidade, uma das principais questões em saúde pública mundial.

Atentos à crescente demanda por abordagens de combate à obesidade, jovens médicos e nutricionistas vêm buscando especialização e capacitação profissional na área. O Instituto D’Or, em parceria com a Rede D’Or São Luiz, abre inscrições para duas pós-graduações voltadas para o manejo do paciente obeso: Cirurgia Bariátrica e Metabólica e Manejo Nutricional na Obesidade e na Cirurgia Bariátrica.

A população que vive acima do peso aumenta a cada ano. Estima-se que o número de obesos tenha triplicado mundialmente desde 1975, o que, recentemente, levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a estabelecer recomendações e políticas de combate à esta epidemia. Adicionado a isso, está o fato de a obesidade ser uma das características da síndrome metabólica, que eleva sensivelmente o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. Desse modo, esta combinação de fatores sugere que abordagens nutricionais e cirúrgicas da obesidade vão além da estética, por terem influência direta sobre a qualidade de vida das pessoas e por reduzir o risco de doenças, como as cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e de morte.

No Brasil, a realidade é a mesma, o que tem levado jovens profissionais da saúde a buscar especialização para o combate à obesidade, que podem ir desde ações profiláticas até intervenções cirúrgicas. Por aqui, os números são alarmantes: de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), 2016 registrou um aumento de 7,5% destes procedimentos, quando comparado à 2015, chegando a mais de 100 mil cirurgias, o que torna o Brasil o segundo país onde mais se realiza este procedimento, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Pós-graduação no Instituto D’Or

Seguindo a tradição de oferecer formação de excelência para profissionais da área da saúde, o Instituto D’Or, em parceria com a Rede D’Or São Luiz, abre chamada para dois cursos de pós-graduação lato sensu voltados para a abordagem do paciente obeso. Para os profissionais da nutrição, a pós-graduação em Manejo Nutricional na Obesidade e na Cirurgia Bariátrica oferece uma visão ampla sobre os desafios do tratamento da obesidade. Com carga horária total de 360 horas, o aluno irá encontrar uma das poucas oportunidades de capacitação na área. O período de inscrições vai até 28 de fevereiro de 2019.

Já os médicos cirurgiões gerais ou do aparelho digestivo poderão aprofundar seus conhecimentos em cirurgia bariátrica e metabólica. A pós-graduação nesta área irá proporcionar aos cirurgiões uma visão multidisciplinar – a partir da interação com profissionais da área de endocrinologia, nutrição, psicologia/psiquiatria, endoscopia e anestesia –, além do treinamento em simuladores e em equipamentos de cirurgia robótica. O curso tem duração de 11 meses, totalizando 484 horas de aulas práticas e teóricas.